terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como ver um mentiroso


As chaves para desmistificar as pessoas mentirosas são simples ,basta prestar um pouco de atenção para saber que tipo de mentiroso é o nosso interlocutor:
       Se fizermos atenção aos seus gestos, saberemos o tipo de mentiroso ou mentirosa que temos como interlocutor, a menos que seja um bom actor  teatral.
       “O olhar vai mostrar-nos o que os mentirosos querem esconder:  Repare para onde dirigem o olhar enquanto falam connosco, se olham para o chão ou se pestagem com mais frequência do que fariam normalmente. Se são esquerdinos e olham para a direita, (ou vice-versa), enquanto falam é muito provável que estejam mentindo".
       “O mentiroso quando mente tem tendência a colocar as mãos nos bolsos, cruzar os braços ou colocá-las atrás das costas, tenta manter os labios semi-serrados, estes gestos inconscientes servem para evitar  que se descubra a verdade, ou seja que não vejamos que estão mentindo.
        As atitudes diferentes na sua personalidade também são um sinal de alerta. 
- Se está mais carinhoso do que o  normal, se dá presentes sem ser nos dias especiais ou quando não é uma conduta normal, se está sempre a falar de banalidades tentando não nos deixar falar, é sinal que algo de anormal se está passando.
        Segundo outro estudom, o neurologista norte americano Paul Ekman assegura que um olhar vago, a pupila dilatada, sobrancelhas franzidas o uma abertura excessiva dos olhos, demonstra que individuo está mentindo. 
       Quando se mente, a metade superior do rostro, (olhos, palpebras e face),  encobre menos os sentimentos, em mudança a parte composta pelas "buchechas", nariz e boca não sabe dissimular as mentiras.
       Investigações sobre estes factos são muitas. Um recente estudo, com  130 participantes voluntários enquanto contavam factos verdadeiros e falsos, conclui-se que os que diziam a verdade tocaram menos vinte por cento das vezes no nariz ou nos cabelos do que os que mentiam.
       Os mentirosos usam mais os gestos metafóricos, especialmente quando a mentira se encontra debaixo de suspeita. Movem mais as mãos, muitas vezes em gestos exagerados e o tocam na área do coração como forma de manifestar o seu amor. Usam os gestos vinte cinco por cento mais vezes do que os que dizem a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário